domingo, 16 de maio de 2010

APLICAÇÃO DA FISIOTERAPIA E RPG NA CONDROMALACIA PATELAR

A CONDROMALACIA PATELAR é uma patologia que consiste no desgaste da cartilagem da articulação patelofemoral por diversos motivos. O grande problema deste acometimento é pelo fato deste tecido cartilaginoso praticamente não regenerar, ou seja, uma vez lesado os condrócitos não realizam a mitose suficiente para repor a matriz proteoglicana e muito menos as células mortas. Este desgaste acontece em todos os indivíduos de forma lenta e gradual com o envelhecimento do corpo, porém em alguns, ocorre de forma muito rápida e intensa causando inflamação e consequente dor principalmente para subir e descer escadas, agachar e sentar.


A CONDROMALACIA PATELAR não tem uma etiologia bem definida mas sabe-se que está diretamente ligada a Síndrome fêmoropatelar (SFP). A SFP pode ser descrita por fatores que desequilibram a biomecânica desta articulação provocando patologias secundárias como a CONDROMALACIA PATELAR ou até mesmo subluxação e luxaçao patelar.


O aumento do ângulo Q é um deles, mais comum nas mulheres, classifica-se como principal causa postural. É definido pelo ângulo formado da Espinha Ilíaca Antero Superior (EIAS), centro da patela até a Tuberosidade Anterior da Tíbia (TAT). Simplificando quanto maior a largura do quadril, maior o ângulo Q. O quadril largo, altera o vetor resultante entre o quadríceps e a patela lateralmente aumentando a pressão patelar e contribuindo para a subluxação ou luxação patelar.


A retração dos músculos ísquiostibiais contribui também para a SFP. Eles tracionam o quadril em retroversão levando a EIAS para cima tracionando consequentemente o quadríceps, deste modo, a patela sobe e o ligamento patelar por reação traciona a patela para baixo. Assim, o vetor de força resultante pressiona a patela em direção a tróclea femoral aumentando o desgaste na articulação.


A fraqueza do músculo quadríceps contribui e muito para a SFP, especialmente a porção do vasto medial oblíquo (VMO). O VMO é a única porção do quadríceps que medializa a patela durante a extensão do joelho, todas as outras porções (Reto femoral, vasto lateral e vasto intermédio) lateralizam em diferentes proporções a patela, ou seja, este músculo é o principal estabilizador dinâmico da patela. A fraqueza deste exerce grande influência na SFP e consequente desgaste articular ocasionando a CONDROMALACIA PATELAR.


O melhor tratamento para a CONDROMALACIA PATELAR, na minha opinião, é a prevenção. Parece-me obvio, já que o desgaste articular uma vez presente não tem recuperação. Porém, esta patologia tratada no início tem prognósticos muito bons que pioram na medida em que o paciente demora a procurar tratamento especializado.


Mas como prevenir? Muito simples. A melhor maneira de prevenir é evitar o sedentarismo. Exercícios regulares de alongamento e fortalecimento muscular previnem não só a CONDROMALACIA PATELAR como também diversos outros agravos ao organismo. Porém, pessoas com os fatores descritos acima correm maior risco, e às vezes, mesmo não estando expostos ao sedentarismo, acabam por sentir dores nos joelhos e sujeitos a CONDROMALACIA PATELAR. Para estas pessoas sugere-se:


Procurar um médico ortopedista para diagnosticar a suspeita de CONDROMALACIA PATELAR. Diagnosticado o mesmo, irá receitar medicamentos antiinflamatórios e analgésicos e prescreverá fisioterapia. Em casos onde há associação com luxações recidivantes e grandes alterações posturais poderá ser feito uma cirurgia de realinhamento patelar.


A fisioterapia é muito importante para diminuir a ingestão de medicamento no que diz respeito à dor. No primeiro momento é aplicada a fisioterapia analgésica. Com o uso do TENS, ultra-som terapêutico e etc. A fisioterapia também contribui para a solução das "causas" do problema. Alonga a musculatura posterior dos membros inferiores, fortalece o músculo do quadríceps incluindo o VMO, mobiliza a articulação femoropatelar melhorando a nutrição e viscosidade do liquido sinovial. Estas técnicas diminuem a inflamação, a dor e a instabilidade patelar, visando a harmonia do movimento de flexo-extensão do joelho sem hipercompressão femoropatelar. Com o mesmo raciocínio o PILATES também alonga e fortalece os mesmos músculos e também pode ser realizado no tratamento e prevenção desta patologia.


O RPG Reeducação Postural Global corrige desequilíbrios posturais que possam causar ou agravar a CONDROMALACIA PATELAR através das posturas mantidas por períodos de tempo prolongado. Essas posturas alongam e fortalecem ao mesmo tempo uma determinada cadeia muscular de forma global. O RPG age de forma individual analisando os desequilíbrios posturais particulares de cada paciente que por ventura desfavoreça o equilíbrio de forças na articulação patelofemoral como, por exemplo, a retroversão pélvica, genovalgo, rotação interna da tíbia e etc. Deste modo, pode ser usada como um dos tratamentos para a SFP e também na CONDROMALACIA PATELAR.



11 comentários:

  1. RPG Orignal (Soudchard) nao fortalece cadeia muscular nenhuma, pois nao existe cadeia muscular fraca, existe cadeia vencida!!!!

    Diga nao a pirataria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tito,fiz RPG original e como vc pode acreditar que a manutençaõ da postura não fortalece a musculatura? Ele não quiz dizer fortalecimento de cadeia mas sim de mm específicos para esta patologia...

      Excluir
  2. muito obrigado por esclarecer minhas duvidas ..concluo.. que meu joelho .está fudido!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr. Marcelo.
    Teria como você citar alguns exercícios de fisioterapia?
    Tenho Condromalacia grau II, sinto dores às vezes. Me exercito desde sempre, faço musculação, já fiz futsal e vôlei.. acho que pequei por excesso. Tenho uma musculatura bem forte e gostaria de saber quais exercícios devo e quais não devo de maneira alguma fazer na academia.
    Grata desde já.

    ResponderExcluir
  4. oi boa tarde dotor, eu operei meu joelho direito do ligamento cruzado faz uns 4 anos agoras depois de umas 3 semana venho sentindo dor na lateral de dentro do joelho, e qdo estica tbem ,qdo levanto cedo pelo 1 dia manha qdo coloco meus pes ai chao parece q esta tudo solto, dor intença depois vai passando aos pouco, fui ao medico e ele disse pra mim faser umas fisioterapias ai eu lendo a receita estava escrito assim ( fisioterapia analgesica para condromalacia ) ele fez alguns teste no joelho ele disse q esta tudo em ordem o joelho, pediu um raio x pra ele ver as posiçoes do pinos, mas a dor e no meio do joelho e na lateral sera que o menisculo esta dentro do joelho esta sendo mastigado, oque sera esssa dor... eu tbem precebi q alguns movimentos q antes eu fazia hj nao to podendo fazer por aparenta q esta tudo solto muita dor , oq posso fazer para solucionar o problema , e o que posso estar pedindo para meu medico resolver isso . aguardo retornop seu...
    sergiorobertopiressilva@hotmail.com meu email e tbem e meu face
    aguardo retorno seu grato....

    ResponderExcluir
  5. oi boa tarde dotor, eu operei meu joelho direito do ligamento cruzado faz uns 4 anos agoras depois de umas 3 semana venho sentindo dor na lateral de dentro do joelho, e qdo estica tbem ,qdo levanto cedo pelo 1 dia manha qdo coloco meus pes ai chao parece q esta tudo solto, dor intença depois vai passando aos pouco, fui ao medico e ele disse pra mim faser umas fisioterapias ai eu lendo a receita estava escrito assim ( fisioterapia analgesica para condromalacia ) ele fez alguns teste no joelho ele disse q esta tudo em ordem o joelho, pediu um raio x pra ele ver as posiçoes do pinos, mas a dor e no meio do joelho e na lateral sera que o menisculo esta dentro do joelho esta sendo mastigado, oque sera esssa dor... eu tbem precebi q alguns movimentos q antes eu fazia hj nao to podendo fazer por aparenta q esta tudo solto muita dor , oq posso fazer para solucionar o problema , e o que posso estar pedindo para meu medico resolver isso . aguardo retornop seu...
    sergiorobertopiressilva@hotmail.com meu email e tbem e meu face
    aguardo retorno seu grato....
    Responder


    aguardo retorno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um exame de RM foi observado a presença de água no joelho. Gostaria de saber se o tratamento com uso dos TENS e ultrassom terapêutico além dos exercícios de alongamento e fortalecimento seria possível reverter esta situação sem ter que passar por cirurgia?

      Excluir
  6. quero,fazer,teste,pra,apresentador,de,TV, toda,tardedesabado,eu,finjo,apresentar, um,programa,de,auditorio,com,musicas,da, jovemguarda,wanderleia,jerryadriane, Leonardo,etc,eu,tenho,um,empresario, fictício,o,nome,delee,TOMPARKER,ele,me, ajuda,mandando,emails,pra,emissoras,de, TV,diretores,de,TV,me,ajudem,teste,pra, TV,1881514859,^{teste,programa,de,auditorio}, meu,nomee,CLEITON

    ResponderExcluir
  7. toda,tardedesabado,eu,finjo, apresentar,um,programa,de, auditório,tipo,TALK-SHOW, semelhante,o,programa, do,chacrinha,diretores, de,TV,me,ajudem,teste, pra,TV,1881514859, assinado,coronel,TOMPARKER, empresário,do,cleiton

    ResponderExcluir
  8. diretores,de,TV,ajudem,o,cleiton, teste,pra,apresentador,de,TV,1881514859, realização,====TOMPARKER====,promoções, artísticas,s,a

    ResponderExcluir
  9. futuro,apresentador,de,TV,CLEITONSANTINI, toda,tardedesabado,antes,do,meu,programa, eu,encho,a,cara,de,remedio,ENXAK,2DRAMIM, 86GOTAS,DE,DORFLEX,====================== DIVULGACAO,E,PROPAGANDA,====TOMPARKER====, promoções,artisticas,s,a

    ResponderExcluir